O JEJUM


TX: Mt 6:16-18 “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto, Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente”.

INTRO: O jejum é uma prática antiga que tem como objetivo buscar o enlevo espiritual. Não é exclusivos dos cristãos, tendo em vista o fato de muitas religiões o aplicarem em períodos específicos. A exemplo, no jejum muçulmano do Ramadã várias restrições rígidas são feitas na vida dos muçulmanos. Não é permitido comer ou beber durante as horas que se tem luz do dia. Fumar e manter relações sexuais também são proibidas durante o jejum. Ao término de cada dia o jejum é finalizado com uma oração e uma refeição chamada "iftar". Para os hindus o jejum tem como finalidade dar um descanso ao sistema digestivo por 24 horas. Por isso eles recomendam que o jejum seja com a ingestão somente de alimentos líquidos, mas ricos em nutrientes. Para o católico o jejum é conhecido como penitência. Já para os evangélicos é uma arma em que se busca o fortalecimento espiritual e as respostas divinas para determinadas situações. Vejamos então o jejum segundo a ótica bíblica.

I – O que é jejum?

  1. Privação voluntária (total ou parcial) de alimento durante um período determinado de tempo. Seja por espírito de penitência (Qualquer ato de mortificação interior ou exterior) ou arrependimento de qualquer ação má. Jn 3:5-8 “E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos”.
  2. Abstenção de algo que julgamos necessário. Dn 1:8 “E Daniel propós no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar”. Dn 1:12“Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, e que se nos dêem legumes a comer, e água a beber”.
  3. Gandhi disse: “O Jejum é a oração mais dolorosa e também a mais sincera e compensadora”.

II – Exemplos de jejum bíblico?

  1. Ester e Mardoqueu Et 4:15, 16
  2. Neemias Ne 1:4
  3. Acabe I Rs 21:27-29
  4. Judá (nação) II Cr 20:1-25
  5. Nínive (cidade) Jn 3
  6. Davi Sl 35:13; 69:10; 109:24
  7. Daniel Dn 9:3
  8. Os discípulos de João Batista Mt 9:14-15
  9. Ana Lc 2:37
  10. Igreja em Antioquia At 13:1-5
  11. Paulo At 27:9-11
  12. Moisés (40 dias) Dt 9:9-10:10
  13. Josué (40 dias) Ex 24:13-18
  14. Elias (40 dias) I Rs 19:7-18
  15. Jesus (40 dias) Mt 4:1-11

III – Objetivo do jejum? “O jejum refere-se à abstenção de alimento para finalidades espirituais. Ele se distingue da greve de fome, cujo propósito é adquirir poder político ou atrair a atenção para uma boa causa. Distingue-se também da dieta de saúde, que acentua a abstinência de alimento, mas com propósitos físicos e não espirituais”. (Boletim da I. B. Lagoinha)

  1. Poder espiritual. Mt 17:21 “Mas esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”.
  2. Proteção Divina. Ed 8:21 “Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda”.
  3. Livramento Divino. II Cr 20:3 “Então Josafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá”.
  4. Resposta Divina. Dn 10:2-3 “Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas completas”.

IV – Como jejuar? Cinco passos para o jejum bem sucedido:

  1. Defina Seu Objetivo. Por que você está jejuando? É para a sua renovação espiritual, por direção, cura, solução dos problemas, graça especial para enfrentar uma situação difícil?
  2. Faça seu compromisso. Ore sobre o tipo de jejum que você deve adotar. Jesus deu a entender que todos os Seus seguidores deveriam jejuar (Mateus 6:16-18; 9:14,15). Para Ele a questão era quando os crentes iriam jejuar e não se eles jejuariam. Antes de jejuar, decida sobre os tópicos abaixo:
    • Qual será a duração do seu jejum - uma refeição, um dia, uma semana, várias semanas, quarenta dias.
    • Que tipo de jejum Deus quer que você adote (de água apenas ou de água e sucos; que tipo de sucos você irá tomar e qual a freqüência).
    • Que atividades físicas ou sociais você irá restringir-se.
    • Quanto tempo por dia você dedicará a oração e a Palavra de Deus.

Fazer esses compromissos com antecedência irá ajudá-lo a sustentar o seu jejum quando as tentações físicas e as pressões da vida tentarem fazê-lo abandonar o seu jejum.

  1. Prepare-se Espiritualmente. O fundamento básico do jejum e oração é o arrependimento. Comece o seu tempo de jejum e oração com uma expectativa no seu coração (Hebreus 11:6). Não subestime a oposição espiritual. Satanás muitas vezes intensifica a batalha natural entre o corpo e o espírito (Gálatas 5:16,17).
  2. Prepare-se Fisicamente. Jejum requer precauções conscientes. Consulte o seu médico em primeiro lugar, especialmente se você toma alguma medicação ou tem uma enfermidade crônica. Preparação física faz com que uma mudança drástica na sua rotina alimentar seja mais fácil, de tal modo que você possa concentrar toda a sua atenção para o Senhor em oração.
  3. Matenha-se no Programa. Para um aproveitamento espiritual máximo, separe bastante tempo para estar sozinho com o Senhor. Ouça a Sua direção. Quanto mais tempo você passar com Ele, mais significativo será o seu jejum.

V – Quando jejuar? Tão importante como, é saber quando jejuar. Não deve ser um ato litúrgico ou uma dieta “gospel”. Precisamos nos dispor ao jejum em situações específicas e espirituais.

  1. Sempre que o Espírito nos impelir. Mt 4:1 “Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo”.
  2. Em situações de eminente perigo. II Cr 20:2-3 “Vieram alguns homens dar notícia a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão de Edom, dalém do mar; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi. Então Jeosafá teve medo, e pôs-se a buscar ao Senhor, e apregoou jejum em todo o Judá”.
  3. Em tempos de grandes decisões. Et 4:15 “Então disse Ester que tornassem a dizer a Mardoqueu: Vai, ajunta a todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas servas também assim jejuaremos. E assim irei ter com o rei, ainda que não seja segundo a lei; e se perecer, pereci”.
  4. Sempre que se sentir fraco espiritualmente. Jl 2:15 “Tocai a trombeta em Sião, santificai um jejum, convocai uma assembléia solene”. Sl 35:13 “Mas, quanto a mim, estando eles enfermos, vestia-me de cilício, humilhava-me com o jejum, e orava de cabeça sobre o peito”.
  5. Em tempos de grande batalha espiritual. Mt 17:21 “...mas esta casta de demônios não se expulsa senão à força de oração e de jejum”.

VI – Benefícios do Jejum? Em todos os casos em que as pessoas jejuaram as respostas espirituais vieram. Por quê?

  1. O jejum cala a nossa carne. Há uma guerra sendo travada dentro de nós. O espírito querendo as coisas de Deus e a carne querendo as coisas do mundo. Precisamos escolher se daremos força ou calaremos os ímpetos carnais.
  2. Fortalece o nosso espírito. Assim como o alimento fortalece nosso corpo, o jejum fortalece o espírito.
  3. Nos deixa mais sensíveis à voz de Deus. Perceba que os propósitos de Daniel aumentaram sua sensibilidade à voz de Deus.
  4. Glorifica a Cristo nos deixando mais parecidos com Ele. O início do ministério de Jesus foi marcado por um jejum radical. Assim deve ser conosco se somos imitadores Dele.
  5. Nos prepara para grandes desafios. Moisés, Elias, Jesus e outros se prepararam para grandes desafios através do jejum. Aliás, quanto maior o desafio maior deve ser nossa preparação.
  6. Aumenta nossa autoridade espiritual. É visível quando estamos em sintonia com o Céu através do jejum. Houve o caso de um amigo que tentou expulsar o demônio de uma pessoa e foi ameaçado da seguinte forma: “me deixe em paz, se não eu saio dessa pessoa e entro em você”. Mas graças a Deus esse meu amigo estava cheio do Espírito e de pronto confrontou o demônio e esse teve que correr. Conquistamos autoridade espiritual através do jejum.

O jejum é uma necessidade para todo cristão que deseja conhecer e alcançar mais de Deus. Como já disse é uma arma à disposição para quem desejar marcar o mundo com sua devoção e intimidade com o Senhor.

Deus abençoe!

Pr. Marcos Roberto

I. B. Getsêmani

Ministério AmaDeus

Quem Sou


Marcos Roberto de Lima Souza

Natural de Brasília DF, onde morou até 1996 quando recebeu o chamado para Belo Horizonte MG. Casado com Isabella, pai de Daniel e Natália. Membro da Igreja Batista Getsêmani desde 1996, pastor auxiliar desde 2000, atuando nas áreas de Juventude Libertação e Louvor. Cursou música na Escola de Música de Brasília e Teologia no STEB (Seminário Teológico do Brasil). Tem em sua bagagem experiências de viagens missionárias para diversos países como Índia, Nepal, Peru e outros no continente Americano e Europeu. Conferencista no Brasil e em vários países ao redor do mundo. É arranjador e produtor musical com a participação em mais de 500 projetos no Brasil e exterior.

Ouça o Nosso Som

http://som13.com

Agenda


Maio


07 - Culto de Libertação (Início da Campanha Quebrando Maldições na Família) - Getsêmani - BH

08 - Igreja Batista Missionária - Cariacica - ES

09 - Igreja Filadéfia - BH

12 - Missão Getsêmani - Nova Serrana - MG

14 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

21 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

22 e 23 - I. E. Quadrangular - Curitiba - PR

28 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

29 e 30 - Igreja da Família - Campinas - SP


Junho


03 a 05 - Congresso de Danças - Getsêmani - BH

11 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

18 - Culto de Libertação (Final da Campanha Quebrando Maldições na Família)- Getsêmani - BH

25 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

26 a 30 - Europa


julho


01 a 08 - Europa

09 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

16 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

23 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

30 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH


Agosto


06 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

13 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

20 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

27 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH


Setembro


01 a 04 - Congresso Segredos do Coração - BH

03 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

10 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

17 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

24 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Outubro

01 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

08 a 12 - Congresso Loucos por Jesus - Getsemani - BH

15 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

22 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

29 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Novembro

05 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

12 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

19 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

26 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Dezembro

03 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

10 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

17 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

24 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

31 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Destaque - Pedro Silva


Pedro Silva é um obreiro que conheci em minha segunda ida à Europa a mais ou menos 6 anos atrás. Hoje reside em Bruxellas, a linda capital da Bélgica. Desde meu primeiro contato com ele percebi sua paixão pela Obra de Deus, que pode ser perfeitamente notada nas canções de seu primeiro trabalho. Tive o privilégio de participar na produção desse CD que passo a recomendar. Vale a pena conferir o que Deus tem feito em terras européias, usado servos preciosos como este. Espero que gostem. E ao Pedro, muito sucesso em Deus!
Para contatos: pedro797@hotmail.com

Destaque - David Quinlan


Gravado na VII Conferência “Paixão, Fogo e Glória” em São Paulo, esse CD conta com a participação de Jeremy Bowser, Hugo Pessoa na direção de vídeo, Marcos Roberto na direção de áudio, gravação, mixagem e uma galera radical apaixonada por Cristo que surpreendeu pela intensidade de sua entrega – foi incomparável! O CD conta com 10 canções inéditas mais a canção “Agnus Dei”, vale a pena conferir. Está d+ mesmo! Em mais alguns meses o DVD da gravação será lançado e certamente irá surpreender.

StatCounter