INTRO: Toda organização militar que se preza tem sua chamada tropa de elite. São vários os nomes dados a este grupo especializado em desafios. ROTA, GATE (São Paulo), SWAT (Los Angeles), GSG 9 (Alemanha), Grupo de Operações Especiais (Portugal), Special Air Service - SAS (Reino Unido), Delta Force (EUA), KSK (Alemanha), Groupe d'Intervention de la Gendarmerie Nationale - GIGN (França), ROTAM (Goiás). Estes grupos seguem rígidos princípios que definem sua forma de ação. Princípios como flexibilidade, honestidade, iniciativa, lealdade, perseverança e outros. Tropa de elite é um termo normalmente utilizado para designar unidades militares com treinamento excelente e armamento superior, destinadas a agir de forma decisiva em ações militares. Eles se destacam das demais guarnições por serem o último recurso das autoridades para solução de algumas demandas. A exemplo, dizem que “se você tem medo, chame a polícia; se a polícia tem medo, chame o Bope”. Nós como Igreja também estamos alistados para uma batalha. Há um recrutamento acontecendo no Exército de Deus! Ele está chamando alguns para fazerem parte da Sua Tropa de Elite. Como em todo recrutamento, o que faz de nós aptos para a TROPA DE ELITE DE DEUS? Quem são estes? Vejamos:
I – São aqueles forjados no fogo e nas lutas. Vários são os termos usados para definir tribulação. Fogo, luta, adversidades, provações, deserto, moenda, olaria. Porque a tribulação é tão importante na formação da Tropa de Elite?
- Porque nos ensina a depender de Deus.
I Ts 2:2 “Apesar de termos sido maltratados e insultados em Filipos, como vocês sabem, com a ajuda de nosso Deus tivemos coragem de anunciar-lhes o evangelho de Deus, em meio a muita luta”.
- Porque produz perseverança.
Rm 5:3-4 “ Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança”.
- Porque nos limpa de nossas mazelas.
Ml 3:2-3 “Mas quem suportará o dia da sua vinda? Quem ficará em pé quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão do lavadeiro. Ele se assentará como um refinador e purificador de prata”.
Zc 13:9 “Colocarei essa terça parte no fogo, e a refinarei como prata, e a purificarei como ouro. Ela invocarás o meu nome, e eu lhe responderei. É o meu povo, direi; e ela dirá: O SENHOR é o meu Deus”.
- Porque melhora a qualidade do Evangelho que professamos.
I Co 3:12-14 “Se alguém constrói sobre esse alicerce usando ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno ou palha, sua obra será mostrada, porque o Dia a trará à luz; pois será revelada pelo fogo, que provará a qualidade da obra de cada um. Se o que alguém construiu permanecer, esse receberá recompensa”.
I Pe 1:7 “Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado”.
II – São os que, apesar das dificuldades, não desistem. Desistência é o atestado de incompetência de um integrante da Tropa de Elite. Não desistir significa perseverar, esperar. A Bíblia mostra vários homens que tinham tudo para desistir, mas não o fizeram.
- Paulo – Rm 12:12 “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.
- As Igrejas da Macedônia – II Co 8:2 “No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade”.
- Jó 42:11-12 “ Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o SENHOR tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. O SENHOR abençoou o final da vida de Jó mais do que o início”. Jó fazia parte da Tropa de Elite de Deus por não desistir apesar de suas dificuldades e tribulações
Como não desistir diante das dificuldades?
- Peça sabedoria. Tg 1:5 “E se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá, liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.
- Vá à raiz do problema.
- Cuidado com o que fala! Pv 18:21 “A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto”.
- Mantenha os seus olhos em Jesus! Hb 12:1-2 “... corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”.
III – São aqueles que doam a sua vida para salvar pelo menos mais um! O objetivo número um de alguém que faz parte da Tropa de Elite do Céu é a salvação dos perdidos. Três razões para cumprir cabalmente esse objetivo:
- Missão dada é missão cumprida!
Mt 28:19 “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações...”.
Mc 16:15 “...Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”.
Jo 20:21 “...assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”
- Porque antes éramos também condenados, mas hoje alistados com dever de alistar outros!
Rm 3:23 “Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus”.
II Co 5:14 “Porque o amor de Cristo nos constrange...”.
I Jo 4:19 “Nós amamos a Ele porque Ele nos amou primeiro”.
- Porque temos o maior (treinamento) exemplo de salvação dado, o maior e melhor Comandante, e a mais nobre Missão de todas: A Salvação de Pessoas que também farão parte desta Tropa de Elite!
Is 53:4-5 “Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados”.
At 4:12 “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos”.
Mt 5:48 “Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é vosso Pai celeste”.
CONCLUSÃO: O alistamento começou! Infelizmente muitos até começam, mas logo desistem. Há uma guerra sendo travada e Deus quer contar conosco em sua Tropa de Elite, destinada a agir de forma decisiva construção do Seu Reino.
Pr. Marcos Roberto