O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabe até hoje com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração pelo Papa Julio I. Segundo conta a tradição, o Natal é marcado pela troca de presentes, à semelhança do que fizeram os Reis em visita ao recém nascido (como de costume ao se visitar um Rei). É engraçado, mas, gostamos de receber presentes neste dia e nos esquecemos do “Aniversariante”, ou melhor, do Rei. Baseado nisso pensei em alguns presentes que Jesus, o Dono da Festa, certamente gostaria de receber. Dentre muitos posso destacar a nossa gratidão. Gratidão por aceitar o desafio de salvar a humanidade, gratidão por toda humilhação que passou em nosso lugar, por pagar de maneira tão brutal as nossas dívidas. Gratidão por sofrer, por ser moído para nos dar a Paz.
Uma pesquisa publicada na revista Veja desta semana revela que muitos sofrem com depressão nessa época do ano por pensarem no que não conquistaram até agora. Muitos se esquecem de detalhes, que apesar de pequenos são importantes. Enquanto há vida, há esperança. Temos logo a frente 365 dias em branco, para escrevermos uma linda história com Ele. Se podemos comemorar algo é porque Ele conquistou isso com sua vida, morte e ressurreição. Gratidão é reconhecimento por um benefício recebido. Mais do que presentes, o Natal é a oportunidade de olharmos para o alto, mesmo com as dificuldades que colecionamos no ano que passou, podemos ser gratos pois “EBENEZER”, até aqui nos ajudou o Senhor.
O grande compositor Mozart disse: “Se a gratidão nos falta com tanta freqüência, não será, de novo, mais por incapacidade de dar do que de receber, mais por egoísmo do que por insensibilidade? Agradecer é dar; ser grato é dividir”.
Não me lembro de quem é essa frase, mas aí vai: “Gratidão de quem ama não coloca limites para os gestos de ternura. Gratidão com amor não apenas aquece quem recebe, como reconforta quem oferece”.
Que Deus te dê um Natal lindo e abençoado e um 2010 cheio de vitórias e gratidão ao nosso maior Presente, JESUS!!
Pr. Marcos Roberto, Isabella, Natália e Daniel.
Ministério AmaDeus
I. B. Getsêmani - BH