TX: Jd 1:3 “Amados, quando empregava toda a diligência em escrever-vos acerca da nossa comum salvação, foi que me senti obrigado a corresponder-me convosco, exortando-vos a batalhardes, diligentemente, pela fé que uma vez por todas foi entregue aos santos”.
INTRO: Se existe um versículo que pode ser considerado como texto áureo em qualquer matéria de cunho apologético, este versículo é sem dúvida o verso três do livro de Judas. Este verso é uma pequena síntese que mostra de forma inequívoca o grande propósito para o qual foi escrita a maioria das epístolas neotestamentária. Judas começa relatando seu desejo de compartilhar a fé cristã com seus leitores e as bênçãos comuns do evangelho. Todavia diante de tanto acontecimentos na época, sentiu a urgente necessidade de alertar a comunidade de cristãos sobre os perigos eminentes que circundavam a Fé da nova igreja. Vejamos alguns inimigos que tentam a todo custo minar algo tão precioso, a nossa Fé.
1 – OS HOMENS. A incredulidade tem tomado conta de muitos que nos cercam. Sendo assim existem pessoas ao nosso lado que tem o dom de desanimar os outros com seu pessimismo. Elas não crêem e não permitem que outros creiam.
- Os Apóstolos agiram assim em muitas situações dentre elas. Lc 8:24,25 “Chegando-se a ele, despertaram-no dizendo: Mestre, Mestre, estamos perecendo! Despertando-se Jesus, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança. Então, lhes disse: Onde está a vossa fé? Eles, possuídos de temor e admiração, diziam uns aos outros: Quem é este que até aos ventos e às ondas repreende, e lhe obedecem?”
- Em Gadara quando mandaram Jesus ir embora. Mt 8:34 “Então, a cidade toda saiu para encontrar-se com Jesus; e, vendo-o, lhe rogaram que se retirasse da terra deles.”
- Na cura da filha de Jairo. Lc 8:51 “Tendo chegado à casa, a ninguém permitiu que entrasse com ele, senão Pedro, João, Tiago e bem assim o pai e a mãe da menina.”
- Quando Pedro curou Tabita ou Dorcas. At 9:40 “Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pondo-se de joelhos, orou; e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te! Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.”
2 – O DIABO. O acusador, o adversário é um grande inimigo da FÉ. O papel dele é tentar matar os nossos sonhos e projetos. Ele tenta a todo custo nos parar.
- Ele tentou para Jesus. Mt 4:01 “A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.”
- Na parábola do semeador Jesus diz isso. Lc 8:12 “A que caiu à beira do caminho são os que a ouviram; vem, a seguir, o diabo e arrebata-lhes do coração a palavra, para não suceder que, crendo, sejam salvos.”
- Pedro diz que ele busca só a oportunidade para nos derrotar. I Pe 5:8 “ Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar...”
3 – O MUNDO. Este tenta laçar os Cristãos de forma avassaladora. Com as suas astúcias tenta ludibriar e quando não consegue tirar os crentes da Igreja, até tenta se infiltrar Nela.
- Observe o que diz o texto de I Jo 5:4, 5 “... porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?”
- Existem vários testemunhos de pessoas que se envolveram com o mundo e perderam a FÉ. Recentemente um jovem de cerca de 27 anos que aceitou a Jesus já a algum tempo fraquejou e por conta dos problemas de ordem financeira e familiar esfriou e já marcou até data para o seu suicídio.
4 – DÚVIDA. Sem medo de errar posso dizer que é esse talvez o maior e mais forte adversário da nossa Fé. Todos os outros adversários se valem da dúvida para minar a nossa estrutura de FÉ. Sobre a Fé a Bíblia nos diz:
- Hb 11:01 “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem.” Na versão NTLH diz “fé é a certeza de que vamos receber as coisas que esperamos e a prova de que existem coisas que não podemos ver.” Na versão da Bíblia Viva diz “Que é a fé? É a convicção segura de que alguma coisa que nós queremos vai acontecer. É a certeza de que o que nós esperamos está nos aguardando, ainda que o não possamos ver adiante de nós.”
- Hb 11:06 “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.”
- A dúvida é inimiga mortal da nossa FÉ.
Conclusão
- Antes mesmo que houvesse telescópios suficientemente poderosos para verem o planeta Plutão, Percival Lowell, astrônomo americano, cria na existência desse planeta em nosso sistema solar. Ele chegou a essa conclusão mais de 15 anos antes de o planeta ter sido descoberto por Clyde W. Tombaugh, no dia 18 de fevereiro de 1930. A crença de Lowell não foi nenhuma adivinhação ou palpite 0casual. Ele chegou a essa conclusão através de observações sistemáticas e cálculos cuidadosos das órbitas de Netuno e Urano. As perturbações que ele observou nessas órbitas o convenceram de que devia haver um planeta além de Netuno. Tão confiante estava Lowell na existência dele, que deu às primeiras duas letras do nome do planeta a ser descoberto ainda as iniciais de seu próprio nome - P e L. Predisse também que o planeta seria encontrado perto da estrela Delta da constelação de Gêmeos. A crença de Lowell foi confirmada após sua morte, quando Tombaugh fotografou e estudou a região sideral de Gêmeos e descobriu o planeta previsto. A fé na realidade do Céu, assim como a crença de Lowell na existência de Plutão, não é um palpite casual. Repousa sempre na "certeza" subjacente da evidência.
- Hypostasis, a palavra grega traduzida como "certeza" em nosso texto, é usada nos papiros antigos para significar um documento legal através do qual uma pessoa provava ser proprietária de um bem. Em outras palavras, um título de propriedade. Exercendo fé, você e eu podemos já considerar-nos na posse das maravilhosas coisas que Deus tem prometido. Isso nos capacita não só a reivindicar bênçãos prometidas para o futuro, mas a recebê-las e desfrutá-las agora. Dessa maneira, aquilo que os olhos naturais não podem perceber, é visível aos olhos da FÉ.