VENCENDO GIGANTES


TX: I Sm 17:50-51
INTRO: Encontramos Davi no seu primeiro grande desafio de vida. Incomodado com o fato de nenhum homem de Israel se levantar contra as afrontas de um grande guerreiro. Golias era o seu desafio, um gigante da cidade de Gate e um campeão dos filisteus. Segundo a Bíblia, possuía a altura de seis côvados e um palmo (2,88 metros). Usava uma couraça de escamas que pesava 5000 ciclos (57 kg), carregava um grande escudo para proteção e uma lança, cuja ponta metálica pesava 600 ciclos (6,8 kg). O medo já havia tomado conta dos israelitas. Era uma situação desesperadora, os filisteus já os chamavam de covardes. Deus então usa a Davi para dar uma lição nos filisteus e no seu povo. Podemos aprender muitas coisas com o desafio de Davi diante de Golias. Como vencer os gigantes da vida?

1. NÃO FUJA DA LUTA. I Sm 17: 32 “Davi disse a Saul: Ninguém deve ficar com o coração abatido por causa desse filisteu; teu servo irá e lutará com ele”. Davi era apenas um jovem e franzino rapaz que aceitou o desafio no lugar dos habilidosos homens de Israel.
• O gigante se tornou a oportunidade para o sucesso de Davi.
• O que diferenciou Davi dos demais foi a sua atitude. Não fugir da luta!
• Muitos estão olhado para os Gigantes como o fim da linha, quando na realidade eles são a oportunidade de Deus para nos honrar.
• Walt Emerson disse “O que está diante de nós e o que está atrás de nós são de menor importância se pensarmos no que está dentro de nós”.
• I Jo 4:4 “Filhinhos, sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é o que está em vós do que o que está no mundo”.
• Jr 1:18, 19 “E hoje eu faço de você uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e um muro de bronze, contra toda a terra: contra os reis de Judá, seus oficiais, seus sacerdotes e o povo da terra. Eles lutarão contra você, mas não o vencerão, pois eu estou com você e o protegerei, diz o SENHOR”.

2. NÃO ACEITE A DERROTA E O DESPREZO. Davi foi desprezado por todos os que estavam ali.
• Desprezado por seu irmão. I Sm 17:28 “Quando Eliabe, o irmão mais velho, ouviu Davi falando com os soldados, ficou muito irritado com ele e perguntou: Por que você veio até aqui? Com quem deixou aquelas poucas ovelhas no deserto? Sei que você é presunçoso e que o seu coração é mau; você veio só para ver a batalha”.
• Pelo rei Saul. I Sm 17:33 “Respondeu Saul: Você não tem condições de lutar contra esse filisteu; você é apenas um rapaz, e ele é um guerreiro desde a mocidade”.
• Pelo gigante. I Sm 17:41-44 “Enquanto isso, o filisteu, com seu escudeiro à frente, vinha se aproximando de Davi. Olhou para Davi com desprezo, viu que era só um rapaz, ruivo e de boa aparência, e fez pouco caso dele. Disse ele a Davi: Por acaso sou um cão, para que você venha contra mim com pedaços de pau? E o filisteu amaldiçoou Davi, invocando seus deuses, e disse: Venha aqui, e darei sua carne às aves do céu e aos animais do campo!”
• Ele porém não se entregou ao desprezo e nem a derrota. Davi enfrentou o gigante convicto do sucesso.
• Exemplos de pessoas que não aceitaram a derrota:
1. Florence Nightingale, muito doente para sair da cama, reorganizou todo o sistema de saúde da Inglaterra.
2. Pasteur, semiparalizado e sob a ameaça de um ataque apoplético (Hemorragia cerebral que determina a suspensão da sensibilidade e do movimento), lutou incansavelmente para descobrir a cura para sua infermidade.
3. Glenn Cunninghan, depois de um acidente onde grande parte do seu corpo foi totalmente queimado, teve o laudo médico de que suas pernas estavam comprometidas. Mesmo assim, estabeleceu o recorde mundial na corrida de 1500 mts em 1934.
4. Albert Einstein quando jovem era chamado de lerdo, retardado e chegou a ser colocado na lista dos irrecuperáveis, porém se tornou o maior cientista de todos os tempos.
• Fracasso não é ausência de sucesso, é desistir de tentar!
• Fracasso é a oportunidade de começar tudo de novo de maneira mais inteligente.

3. NÃO TENTE VENCÊ-LOS COM A PRÓPRIA FORÇA. Davi sabia onde buscar forças. Sabia de onde vinha sua convicção. Ele enfrentou o gigante não com seus recursos, sua sabedoria, sua força, mas com a força de Deus em sua vida.
• I Sm 17:45 “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.
• O fator é que muitos estão confiando no seu próprio braço quando a Bíblia nos diz o contrario.
• Sl 121:1-8 “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda. É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel. O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita. De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua. O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma. O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre”.
• Sl 20:1-8 “O SENHOR te ouça no dia da angústia; o nome do Deus de Jacó te proteja. Envie-te socorro desde o seu santuário, e te sustenha desde Sião. Lembre-se de todas as tuas ofertas, e aceite os teus holocaustos. Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu desígnio. Nós nos alegraremos pela tua salvação, e em nome do nosso Deus arvoraremos pendões; satisfaça o Senhor todas as tuas petições. Agora sei que o Senhor salva o seu ungido: ele o ouvirá desde o seu santo céu, com a força salvadora da sua destra. Uns {confiam} em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do Senhor nosso Deus. Uns encurvam-se e caem, mas nós nos levantamos e estamos de pé”.
• Sl 18:34 “Adestra as minhas mãos para o combate, de sorte que os meus braços quebraram um arco de cobre”.
• Sl 37:17 “Pois os braços dos ímpios se quebrarão, mas o Senhor sustém os justos”.

4. ENFRENTE OS GIGANTES DEPENDENDO DE DEUS. Davi entendeu que aquela batalha não era dele apenas. O gigante afrontou o povo de Deus, afrontou o próprio Deus. A resposta de Davi foi a garantia de que aquele gigante certamente cairia. Davi reportou a responsabilidade e a Glória a Deus!
• I Sm 17:46 “Hoje mesmo o SENHOR o entregará nas minhas mãos, eu o matarei e cortarei a sua cabeça. Hoje mesmo darei os cadáveres do exército filisteu às aves do céu e aos animais selvagens, e toda a terra saberá que há Deus em Israel.”
• Sl 18:31-33 “Porque, quem {é} Deus senão o Senhor? e quem {é} rochedo senão o nosso Deus? Deus {é} o que me cinge de força e aperfeiçoa o meu caminho. Faz os meus pés como {os das} cervas, e põe-me nas minhas alturas”.
• “Não diga a Deus o tamanho do problema, mas diga ao problema o tamanho do Seu Deus”. Davi disse ao gigante o tamanho de Deus. Temos que agir assim.
• “Você nunca vai saber que Deus é tudo que você precisa até que Ele seja tudo que você tiver”.
• Sl 27:5 “Porque no dia da adversidade me esconderá no seu pavilhão: no oculto do seu tabernáculo me esconderá: pôr-me-á sobre uma rocha”.
• Pv 24:10 “{Se} te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força {será} pequena”.
• “Muitos fracassos da vida são porque não percebemos o quão perto estávamos do êxito quando desistimos.” Thomas A. Edison. Estamos nas mãos de um Deus que nos ama e quer ver a nossa vitória.

CONCLUSÃO: A derrota começa primeiro no coração de quem perdeu a esperança. A desistência é o atestado de incompetência dos fracos. Deus nos chamou para lutar por aquilo que queremos. Dele sempre teremos a resposta positiva quanto a nossa vitória. Portanto vamos em frente, que venham os gigantes! Assim como Golias, eles também cairão!

Deus Abençoe,

Pr. Marcos Roberto
Ministério AmaDeus
I. B. Getsêmani

Quem Sou


Marcos Roberto de Lima Souza

Natural de Brasília DF, onde morou até 1996 quando recebeu o chamado para Belo Horizonte MG. Casado com Isabella, pai de Daniel e Natália. Membro da Igreja Batista Getsêmani desde 1996, pastor auxiliar desde 2000, atuando nas áreas de Juventude Libertação e Louvor. Cursou música na Escola de Música de Brasília e Teologia no STEB (Seminário Teológico do Brasil). Tem em sua bagagem experiências de viagens missionárias para diversos países como Índia, Nepal, Peru e outros no continente Americano e Europeu. Conferencista no Brasil e em vários países ao redor do mundo. É arranjador e produtor musical com a participação em mais de 500 projetos no Brasil e exterior.

Ouça o Nosso Som

http://som13.com

Agenda


Maio


07 - Culto de Libertação (Início da Campanha Quebrando Maldições na Família) - Getsêmani - BH

08 - Igreja Batista Missionária - Cariacica - ES

09 - Igreja Filadéfia - BH

12 - Missão Getsêmani - Nova Serrana - MG

14 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

21 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

22 e 23 - I. E. Quadrangular - Curitiba - PR

28 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

29 e 30 - Igreja da Família - Campinas - SP


Junho


03 a 05 - Congresso de Danças - Getsêmani - BH

11 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

18 - Culto de Libertação (Final da Campanha Quebrando Maldições na Família)- Getsêmani - BH

25 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

26 a 30 - Europa


julho


01 a 08 - Europa

09 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

16 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

23 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

30 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH


Agosto


06 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

13 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

20 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

27 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH


Setembro


01 a 04 - Congresso Segredos do Coração - BH

03 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

10 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

17 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

24 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Outubro

01 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

08 a 12 - Congresso Loucos por Jesus - Getsemani - BH

15 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

22 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

29 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Novembro

05 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

12 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

19 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

26 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Dezembro

03 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

10 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

17 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

24 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

31 - Culto de Libertação - Getsêmani - BH

Destaque - Pedro Silva


Pedro Silva é um obreiro que conheci em minha segunda ida à Europa a mais ou menos 6 anos atrás. Hoje reside em Bruxellas, a linda capital da Bélgica. Desde meu primeiro contato com ele percebi sua paixão pela Obra de Deus, que pode ser perfeitamente notada nas canções de seu primeiro trabalho. Tive o privilégio de participar na produção desse CD que passo a recomendar. Vale a pena conferir o que Deus tem feito em terras européias, usado servos preciosos como este. Espero que gostem. E ao Pedro, muito sucesso em Deus!
Para contatos: pedro797@hotmail.com

Destaque - David Quinlan


Gravado na VII Conferência “Paixão, Fogo e Glória” em São Paulo, esse CD conta com a participação de Jeremy Bowser, Hugo Pessoa na direção de vídeo, Marcos Roberto na direção de áudio, gravação, mixagem e uma galera radical apaixonada por Cristo que surpreendeu pela intensidade de sua entrega – foi incomparável! O CD conta com 10 canções inéditas mais a canção “Agnus Dei”, vale a pena conferir. Está d+ mesmo! Em mais alguns meses o DVD da gravação será lançado e certamente irá surpreender.

StatCounter